SÃO FRANCISCO DO SUL

VOCAÇÃO PORTUÁRIA


Fundada em 1533, a cidade de São Francisco do Sul é a 3a cidade mais antiga do País. Carinhosamente conhecida como São Chico, localiza-se na região norte do estado e Santa Catarina, tem pouco mais de 40 mil habitantes e tem o 8º maior PIB de Santa Catarina, sendo o maior PIB per capita do estado. Tem como grande locomotiva do seu desenvolvimento o Porto de São Francisco do Sul, administrado pelo Governo do Estado.

A Baia da Babitonga, na região de São Chico, possui águas calmas, profundas e abrigadas, ideais para navegação e construção de portos e terminais. Sua grande área permite manobras de navios de grande porte, sendo uma porta de entrada e saída natural para o estado, contribuindo para escoar o gargalo portuário do país.

Por sua vocação portuária, atividade responsável por grande parte do desenvolvimento econômico da região, São Francisco é uma das mais importantes cidades do norte de Santa Catarina. Essa região, com mais de um milhão de habitantes, é considerada a locomotiva econômica do estado.